Posts com a Tag ‘vácuo quântico’

Abraham e Seth, qual a diferença?

- sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Jerry Ambos são acessos abertos a Fonte de Bem Estar. A diferença está na crença de quem acessou a Fonte de energia e informação de Bem Estar, e ainda tem a questão de foco, essa formatação diferente dos cérebros femininos, masculinos e gays. As mulheres com cérebro feminino sempre vão gostar mais de Seth. Os homens com cérebro feminino também. A diferença gritante entre Seth e Abraham está no EGO de quem fazia as perguntas iniciais…

Toda diferença está no ego de quem pergunta. O ego é uma identificação sua com determinados pensamentos emotizados, ele é realimentado com suas próprias crenças. O cérebro masculino quer resultados, ele tem mais foco. Já o cérebro feminino é mais observador, ele permite que a pessoa faça várias coisas ao mesmo tempo, por não ter foco. Quem desejou e foi atrás de suas perguntas foi o Jerry Hicks que tinha cérebro masculino, Esther era só quem ainda acessa o Vácuo Quântico onde estão todas as energias e informações vivas, ele fazia as perguntas no principio, ele queria resultados reais para usar nesse mundo físico de tempo e espaço. Já Seth foi acessado por um cérebro feminino, que não tem a necessidade de foco ou resultados.

Jerry queria respostas que pudesse usar no seu dia a dia por isso ele trouxe o acesso Abraham, ele não havia ficado satisfeito com Seth, já a Esther é quem acessa a informação de quem pergunta dentro do espaço de energia e informação Abraham que é um conjunto de energias vivas que não morrem, mas que é apenas mais um pedaço do todo… Qual quer pessoa pode acessar a Fonte de puro Bem Estar, mas só vai receber a informação que perguntar e sempre dentro de suas atuais crenças. Para ficar mais claro, o canal de acesso Abraham, já foi aberto por Jerry, por isso ainda hoje a Esther acessa as mesmas informações, mesmo sem o Jerry e até com a plateia que hoje fazem as perguntas sendo sempre muito ecléticas…

Qualquer um pode ter acesso a todo o conhecimento do Universo…

- quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

energia boa Tudo o que existe é energia e informação de puro Bem Estar que vem da fonte, só existe um único fluxo; eterno, simultâneo, ininterrupto de energia e informação que flui direto da Fonte, ele passa por mim e volta por mim expandindo tudo o que eu foco, aqui e agora. Tudo mais que eu sinta que não seja puro Bem Estar é apenas a minha própria resistência ao fluxo, é a falta, o bloqueio de energia e informação criado por crenças resistentes que formaram o ego resistente que identifica mais pensamentos semelhantes e realimenta ainda mais seu sistema de crenças, seu paradigma. Portanto se todo a informação e conhecimento está na fonte que me envia sistematicamente toda essa carga de conhecimento que eu preciso no momento em que eu preciso e sabendo que meu cérebro humano é apenas um mecanismo de foco. Eu só preciso acessar a Fonte estando alinhado, jamais preciso aprender alguma coisa. Tudo que o ego chama de aprendizado é pura resistência ao fluxo de Bem Estar.

Se eu tenho apenas um mecanismo de foco, eu só preciso focar em algum dos infinitos contrastes e escolher se é isso mesmo que eu quero, sabendo que eu posso escolher continuar no fluxo escolhendo focar apenas na alegria que é inerente ao desejo, ou se eu vou focar o lado da falta desse meu objeto de desejo. Se eu foco o lado da falta eu vou sentir a ausência do Bem Estar e assim me sentir desconfortável ou com um pequeno mal estar. Se eu escolhi focar a alegria que é inerente a qualquer contraste, a qualquer objeto de desejo, eu aprecio mais isso e sinto o Bem Estar fluindo. Que é eu mesmo soltar os remos, já não precisando fazer mais nada, nem estudar e muito menos de alguma técnica qualquer criada por um outro ego para eu mesmo seguir o fluxo de Bem Estar.Tudo mais é pura resistência ao fluxo natural que é prospero e abunda. Quando eu estou em harmonia vibracional, até o meu corpo físico produz tudo o que necessita para se manter em perfeito equilíbrio.

O homem e o seu EGO inchado…

- sábado, 27 de setembro de 2014

homem e um animal O homem é único animal que tenta se separar da Fonte de Bem Estar e que realmente deixa de acompanhar o fluxo natural de energia e informação de puro Bem Estar. É também o único animal que resiste ao fluxo que mantém a vida, tentando fazer dos contrastes um grande problema a resolver fisicamente, tentando fazer dos seus problemas o seu propósito de vida, fazendo da sua vida uma luta constante contra tudo o que não quer, tentando cada vez mais excluir coisas que não pode, e ainda tenta consertar tudo aquilo que ele mesmo acha que está saindo errado e ainda faz a maioria das coisas sem ele mesmo se sentir bem, esperando sempre uma recompensa, seja ela em; dinheiro, troféus, medalhas ou diplomas que massageiam o EGO inchado.

Todos nós nascemos sem precisar de absolutamente nada, a abundância e a prosperidade é a base desse Universo. Os outros animais ainda hoje vivem sem se preocupar com nada, sabem que o Universo sempre lhes dará tudo o que mais precisam para continuar aqui; ar, aguá, alimento e proteção, sabem que não tem como errar nesse jogo da vida, todos sabem que existem infinitas escolhas, inclusive a de como voltar a ser novamente pura energia e informação do Vácuo Quântico, deixando esse corpo físico, sem nenhum stress…

E é essa separação que o próprio homem tenta fazer da sua própria Fonte, mesmo sem nunca poder consuma-la, porque isso seria o seu próprio desejo de voltar imediatamente a ser pura energia da Fonte, que o faz ficar patinando nesse mundo do medo. Onde ele apenas cria mais, tudo aquilo que ele mesmo está careca de saber que não quer. Esse mundo é perfeito, só podemos incluir mais, quem faz com que todo contraste, que só existe para que sempre voltemos a desejar mais, se torne um problema que só cresce, é a sua própria resistência ao seu natural fluxo de Bem Estar. Em vez de seguir a alegria que nasce com cada desejo lançado nos encontros com todo e qualquer contraste, ele mesmo apenas o transforma em mais problemas e o avoluma mais, tentando fazer o impossível, que é tentar excluir algo que ele só faz crescer mais, com o seu próprio foco, por ser sempre apenas mais um observador reagente e não mais um cocriador magnifico que é…

Eu sou realmente livre?

- sexta-feira, 26 de setembro de 2014

liberdade Somos sim livres para tudo, eu mesmo ouço muito se falar em liberdade, mas se ainda estou me debatendo contra alguma coisa, se eu estou me jogando contra algo ou alguém, eu mesmo nesse momento, só estou sendo livre para me tornar ainda mais escravo de tudo o que eu não quero. Porque se esse mundo é comprovadamente um mundo de apenas mais expansão e inclusão, onde não existe de forma alguma exclusão, onde até a física Quântica já provou isso, mostrando que somos nos quem colapsamos todas as ondas de infinitas possibilidades, que ao deixa-la livre, ela mesma colide com o pico de outra onda e assim se transforma em uma onda de probabilidades, dando forma física a tudo que existe, apenas com o que pensamos. Então tudo o que eu focar será sempre mais, mais e muito mais. Essa é a prova cabal de que sou realmente tão livre que até posso criar tudo aquilo que sei que não quero.

A única coisa que me une com tudo aquilo que eu sei não quero é o meu foco, e eu ser contra, é eu dar a minha poderosa atenção não dividida a algo que eu mesmo tenho a certeza que só será mais, sempre mais. Existem infinitas realidades paralelas só nesse mesmo mundo, imagine a quantidade de mundos paralelos em todo o Universo. Estamos na linha de ponta do pensamento criando tudo o que focamos. O Universo está em eterna expansão. Se eu não o acompanho eu mesmo sinto esse desalinhamento em forma de dores físicas, em reações físicas e até eventos que só servem para me mostrar o quanto eu sou livre, até para voltar a ser pura energia de volta a grande onda, ao Vácuo Quântico… Eu só sei se estou realmente no fluxo, por eu mesmo sentir sempre mais o meu natural Bem Estar

Usando a estrutura libertadora…

- domingo, 31 de agosto de 2014

Estrutura positiva Tudo pode ser mudado agora, esse é um mundo feito de escolhas. O inicio de tudo é entender que todos nós temos essas crenças resistentes ao fluxo de energia e informação de puro Bem Estar. E que jamais se poderá eliminar ou excluir uma só crença, porque nós vivemos em Universo em plena expansão, tudo só pode ser mais. Sempre onde ou em que eu mesmo coloco o meu foco, que leva essa energia desse fluxo que passa por mim cresce, passa a ser mais, tanto o que quero, quanto o que não quero. Só podemos incluir mais de tudo.

Então, o único caminho é criar novas crenças que precisam ter como base o natural Bem Estar, eu só devo iniciar qualquer mudança de qualquer coisa; hábitos, crenças e ações, depois de eu já estar me sentindo bem. E nesse ponto muita gente pergunta. Como posso me sentir bem no meio de tanta coisa ruim, ou se estou num lugar onde nada me faz sentir bem agora? Tudo pode ser melhor, se antes de se levantar, assim que acordar, você mesmo der uma intenção poderosa. “Nada é mais importante que a minha alegria”. E proferir algumas palavras para você mesma como: não importa o que eu estou fazendo, com quem e nem onde, eu só quero ver o que eu quero ver, só quero ouvir o que eu quero ouvir, nada é mais importante que minha alegria. Lembre-se tudo que não te faz se sentir bem é sua própria resistência ao fluxo de Bem Estar.

Esse já é um bom inicio para sair da racionalização, de ser apenas um observador reagente e passar a comandar a sua própria vida agora. Você está trocando o racional pelo emocional, voltando a se conhecer mais, saber quem realmente você é, porque na verdade todos nós somos seres que vibram, somos puras energias, que o ego resistente pelas suas crenças, ainda acredita ser só carne e osso. Tudo o que existe nesse mundo físico que percebemos é feito da mesma energia e informação, apenas em diferentes; frequências, vibrações e densidades, que é o que dá a forma a tudo o que existe.

Agora é ser o mais simples possível, o seu primeiro passo é ao se levantar, seguir apenas aquilo que mais te entusiasma em cada seguimento, mas deve fazer isso deliberadamente para poder passar a confiar mais nas suas emoções daqui para frente. Vai tomar café da manhã, pare e olhe tudo e só coloque no seu prato o que mais te entusiasmar. Vai sair, escolha conscientemente o que mais te entusiasma, ir a pé, pegar um ônibus ou ir de carona. Isso vai lhe mostrar que você sempre tem direito as escolhas. Escolha mais durante todo o seu dia, e sempre tudo o que mais entusiasme você…

Só nisso você mesmo já se tornou mais livre e com mais escolhas, agora é hora de confiar mais na sua própria inspiração, Tudo o que for fazer, se pergunte antes. Isso vai me fazer mais feliz? E espere apenas uma emoção, que pode ser boa ou ruim, Siga apenas a alegria, não faça nada sem sentir alegria. Confie mais na sua vibração de Bem Estar. Agora é só esperar pelo seu próprio crescimento. Lembre-se que tudo é sempre mais, você só pode incluir mais. Então, só foque, só de sua atenção naquilo que você mais quer. Você pode ter um chefe que você não gosta, ou uma pessoa que trabalhe com você e não bate bem. Imagine a pessoa que você mais goste ou que tenha um grande tesão sexual e, veja essa pessoa nela. sempre que você olhar pra ela veja, imagine apenas aquilo que você mais quer. Lembre-se de seguir o seu entusiasmo em tudo, ao comer, ao ver televisão, ao ouvir radio, você tem escolhas, não se sentiu bem, mude de canal. Isso vale pro bate papo também…

Agora vem o mais importante, confie na sua inspiração, converse mais com você mesmo, e siga sua inspiração sempre, ela vem sempre junto com a esperança e alegria. Só depois que estiver se sentindo bem, faça alguma coisa. Se você não estiver se sentindo bem, não se levante, não coma, não beba, não saia de casa, não vá trabalhar e nem mesmo faça sexo. Jamais faça alguma coisa sem primeiro buscar razões para se sentir bem. Depois que você se sentir bem, se pergunte, isso vai me fazer ainda mais feliz e espere sua informação, ela sempre vai fazer, sentir-se bem ou mal. Siga apenas aquilo que te faz se sentir bem. E estará criando e realimentando crenças permissoras de mais; liberdade, felicidade e expansão.

Você só tem as suas respostas, se você fizer as suas perguntas…

- segunda-feira, 25 de agosto de 2014

trabalho Todas as respostas são dadas para quem as deseja. A vida nos mostra isso com essas informações que as pessoas comuns receberam e ainda recebem do Vácuo Quântico, para todas essas coisas que elas mesmas desejaram muito e que ainda não existiam, eram coisas nunca antes pensadas, ou se pensadas, apenas por outras poucas individualizações. Mas, essas informações nunca estiveram escritas em lugar nenhum, não havia escolas e nem professores para ensinar sobre isso que ainda não existia, muito menos existia uma faculdade com essa informação. Só depois que alguém pensou e a permitiu, com a sua alegria em continuar a pensar nisso, recebendo a sua resposta de acordo com suas crenças já formatadas, é que, as outras pessoas passaram a repetir, repetir e repetir isso. É isso que nossas escolas fazem hoje, repetem coisas que alguém já desejou e recebeu do Vácuo Quântico. Agora! Se todos desejassem mais, todos poderiam receber na hora que precisasse as informações desejadas, bastava focar mais no que isso lhe traria agora de mais; liberdade, felicidade e expansão.

Outra prova cabal de que toda informação desejada é dada, está no que a vida vem expandindo de mais consciência. Embora poucas pessoas resistentes ao fluxo de energia e informação de Bem Estar tenham criado suas religiões no passado, e essas mesmas religiões depois das suas guerras santas, criaram suas próprias escolas para enraizar mais as suas crenças e formatar paradigmas mais resistentes ao fluxo de Bem estar, impedindo assim, de as pessoas criarem suas próprias novas crenças. Mas a resposta para quem quer sempre vem, e olha que as religiões só permitiam com que a física clássica de Newton fossem colocadas nas escolas, veja que todas esconderam por anos Nikola Tesla e só falavam em Thomas Edison. Só era permitido o que separasse eu de eu mesmo. Ou seja o Deus que elas criaram sendo o todo poderoso criador e castigador, de nós os meros seres humanos pecadores, que tinham que pagar algo, essa separação que elas inventaram, já foi desmentida com a experiência da dupla fenda há mais de 200 anos, a física Quântica vem comprovando o que outras poucas individualizações já tinham recebido de respostas as suas perguntas. Nós nunca estivemos separados da Fonte, nós somos a linha de ponta do pensamento da Fonte de energia e informação de puro Bem Estar. Pensamos, e se permitimos, criamos novas realidades e novos mundos, se resistimos criamos apenas mais do que já é…

Ego sem alegria é limitado…

- sexta-feira, 22 de agosto de 2014

vórtice de alegria 2 Existe um único fluxo de energia e informação que é de puro Bem Estar, quando eu desejo, quando eu penso em algo eu permito a alegria desse fluxo passar por mim, é a energia que dá a forma a tudo. Essa alegria, essa energia e informação é ilimitada, ela tem infinitas possibilidades de se transformar em qualquer coisa que eu queira muito. Tudo o que eu tenho que fazer é acompanhar essa alegria até o vórtice que eu criei derramando essa energia que passou por mim. Sem minha alegria ela jamais poderá voltar a passar por mim e depositar essa nova informação no Vácuo Quântico, onde toda informação do Universo está disponível apara qualquer individualização.

Só um ego limitado e resistente ao fluxo cria mais do que ele mesmo sabe e sente que não quer. Se é ele quem colapsa tudo através do seu pensamento. Pensou criou… É o cumulo da burrice continuar a pensar no que não se quer. Afinal a experiência da dupla fenda que comprova com a física Quântica, que ao se pensar em algo, os átomos simplesmente se agrupam em diferentes; frequências, vibrações e densidades, para dar a forma ideal ao pensamento. Seria o ego muito ignorante e limitado por suas crenças resistentes ao fluxo, pensar ou coletar coisas que não lhe fazem se sentir bem, coisas que jamais lhe permitirá fluir a energia e informação que cria mundos.

O que é um EGO? E como nasce um EGO?

- segunda-feira, 18 de agosto de 2014

images O ego é apenas uma individualização da Fonte de Bem Estar. O ser físico é um ego limitado. Quando fomos convocados para dar a forma a esse desejo, a essa individualização, éramos apenas energias e informações da Fonte já autoconscientes da nossa tríade de intenções; liberdade, felicidade e expansão. Essa é a meta de toda e qualquer partícula do Universo. Fomos todos reunidos pela poderosa Lei da Atração que gerencia tudo por semelhanças de vibrações. Sempre com frequências e densidades diferentes. No inicio nos agrupamos para formar células inteligentes, que dariam forma a cada órgão desse corpo físico.

E como jamais existiu uma corrente de maldade e um fluxo de bondade, ou doença ou Bem Estar. Há apenas um Fluxo de energia e informação de puro Bem Estar. Todas as células eram perfeitas, mas todas elas já copiam vibrações desse mundo físico, no inicio só da nossa mãe ainda no óvulo até o útero, quando formado nosso cérebro lá pela oitava semana de gravidez, já copiamos vibrações de pessoas a nossa volta.

Esse é o motivo de nascerem bebes com um corpo não perfeito, copiamos vibrações resistentes ao fluxo de Bem Estar já a nossa volta, afinal viemos aqui para experimentar de tudo nesse mundo físico. Todas essas vibrações repetidas e depois os muitos pensamentos repetidos por nós mesmos muitas e muitas vezes, para dar a forma as coisas físicas, para que nós mesmos as percebamos, formam nossas primeiras crenças, damos o inicio da criação do nosso próprio paradigma, esse sistema de crenças. Onde as crenças que foram envolvidas com fortes emoções se tornam crenças dominantes.

Esse paradigma é o que forma o ego, que vai passar a identificar sempre mais pensamentos semelhantes aos que deram formação as crenças que formaram nosso paradigma, para darem a manutenção dessa forma física, sem as crenças voltaríamos a ser pura energia novamente no Vácuo Quântico. O ego precisa estar sempre criando novas crenças para seguir o fluxo de Bem Estar com sempre mais; alegria, liberdade e expansão. Sem isso não há expansão da consciência. para isso existem os contrastes que já tem inerentes neles o desejo e a falta desse mesmo desejo. Sou eu como individualização quem escolho ao que vou dar o meu foco, onde eu coloco toda a energia que continua a passar por mim e criar sempre novas individualizações com suas; crenças, realidades e mundos. Isso é o ego e para o que ele serve nesse mundo físico de tempo e espaço… A pergunta agora é… Você está deixando o fluxo passar ou não?

Vórtices, crenças e realidades…

- segunda-feira, 11 de agosto de 2014

vórtice amor Tudo que existe é… “Energia e Informação” em um grande “VÓRTICE CRIATIVO” que o ego denominou como Vácuo Quântico, e nós seres físicos estamos como individualizações desse mesmo vórtice, na linha de ponta do pensamento, de uma só consciência libidinosa que se expandi em forma de infinitos vórtices individualizados, e é a repetição simultânea e ininterrupta dessa energia/informação em eterno fluxo de Bem Estar, o que mantém viva todas as realidades criadas por cada uma das suas infinitas individualizações. E nos, como essas individualizações físicas, todas as vezes que focamos em algum objeto de desejo, ampliamos nossos próprios vórtices, deixando fluir por nós mesmos, mais volume dessas infinitas energias e informações desse eterno fluxo, e sempre despejando toda energia criativa em cima disso que focamos agora, que sempre formam novos vórtices, novas reuniões de energia em cima desse novo pensamento que eternamente cria; novas realidades, novos mundos, novas galáxias e novos Universos. Ou seja tudo que é físico é na realidade um vórtice criativo, um furacão de energias dando formas a um objeto de desejo.

E cada individualização se dá, na formação de suas próprias crenças limitadas pelo foco, no inicio ainda no útero físico, pela copia de vibrações da sua própria mãe que foi focada muitas e muitas vezes, que é o que vai criando aos poucos o ego, essa sua própria identificação com os mais repetidos; pensamentos, pessoas, coisas e eventos a sua volta. O próprio ego vai se expandindo com a criação de novas crenças, e assim suas visitas as infinitas realidades se expande, formando como se fossem novos mundos. A crença é a única coisa que realmente limita a individualização, sem novas crenças não há expansão, sem isso não há permissão ao fluxo de felicidade e nem a própria liberdade da individualização. E como nada nesse mundo pode ser menor do que já é, tudo é sempre mais. Se uma individualização, em vez de se expandir mais criando novos vórtices criativos, que são esses muitos objetos de desejos para uns e contrastes para outros, se apenas resistir cada vez mais ao fluxo, chegará a limitação máxima ainda como essa individualização que é a depressão, a qual se mantida por um período longo, passará imediatamente a sua mais antiga forma original, que é a pura energia/informação, apenas esperando um novo desejo para dar uma nova forma.

Quem percebe e concebe isso, vê claramente que somos eternos e não temos como errar, nada tem um fim, tudo está em eterna expansão, todas as informações já estão no Vácuo Quântico disponíveis a qualquer individualização que realmente deseje a sua própria expansão, criando sempre suas mais novas crenças. Portanto não se aprende nada nessa vida, apenas se relembra do que já está no Vácuo Quântico, e assim, já está mais que na hora de se parar com essa tentativa sem nexo de iluminar o ego, e passar a se divertir mais, escolhendo o que queremos, o que mais nos trás; alegria, liberdade e expansão, o que será sempre mais, ao nos mesmos despejarmos toda essa energia/informação que passa por nos, exatamente naquilo que focamos agora…

O que é uma crença? Posso criar uma nova, posso excluir alguma?

- domingo, 3 de agosto de 2014

Gravidez Todos nós nascemos com uma só crença, que na verdade é uma tríade de intenções de mais; liberdade, felicidade e expansão, as quais carregamos por toda a nossa vida física nesse planeta Terra. Para formar essa individualização da Fonte de energia e informação de Bem Estar, que a física Quântica chama de Vácuo Quântico, apenas para satisfazer o ego que foi formado por essas vibrações repetidas muitas e muitas vezes, formando essas novas crenças que realimentam o ego com os pensamento identificados por ele o ego, isso já desde o útero de nossas mães, ao nós mesmos copiarmos vibrações dela e de todos a nossa volta. Então se a mãe ou a maioria em volta esteve vibrando Bem Estar, as células que tem autoconsciência, copiam isso e formam um belo bebe perfeito. Mas, se a mãe, ou as pessoas em sua volta, resistem mais o fluxo de Bem Estar, as células podem copiar essa vibração de resistência, e se isso se prolongar, nasce uma criança que chamamos de deficiente físico, mas isso foi apenas uma escolha desse grupo de energia que se reuniram para vir a esse mundo experimentar de tudo. Nunca existiu um culpado por isso ter acontecido, tudo sou eu mesmo como mais individualização da Fonte que escolhi experimentar, aqui e agora.

Uma crença é só pensamentos ou vibrações que nós mesmos; repetimos, repetimos e repetimos muitas vezes, e se ainda as envolvemos com fortes emoções elas passam a ser nossas crenças dominantes, sejam crenças resistentes ao fluxo de Bem Estar ou crenças permissivas ao fluxo de energia e informação de puro Bem Estar. Se você notar, suas religiões e suas escolas, que criaram a maioria de suas crenças, só fizeram apenas isso, fizeram vocês; repetirem, repetirem e repetirem o que eles queriam que fossem suas crenças… Não é a toa que o budismo sempre relembra os exílios do Buda, seus sofrimentos, os cristãos da morte de Cristo bem sofrida, para que as pessoas envolvam seus pensamentos com essa emoção do medo do sofrimento.

A boa noticia é que se você realmente quiser mudar de vida, basta criar novas crenças permissivas e largar de realimentar as velhas crenças resistentes ao seu natural Bem Estar. A maior dificuldade das pessoas em criar novas crenças é que ela querem fazer isso nos momentos mais resistentes ao fluxo de Bem Estar. É preciso primeiro encontrar um lugar de puro Bem Estar dentro de si mesmo, e isso se faz procurando um alivio qualquer, e depois continuar procurando razões para se sentir bem, ai onde se está, como se está no momento. Tudo só é possível no Agora.

Estar se sentindo bem agora é o mais importante, circunstâncias jamais. Então, só agora repita suas frases ou palavras que expressem apenas os sentimentos de mais; liberdade, felicidade e expansão, em cada seguimento importante de sua vida, seja ele; emocional, relacionamentos, financeiro, de bens materiais ou qualquer outra coisa que seja mesmo muito importante para você e mais ninguém. E assim tudo mudará para melhor, aqui e agora…