A coisa mais natural do mundo, não só para mim, mas para a grande maioria das pessoas, no seu dia a dia é, observar uma coisa “boa” qualquer, aquela que está acontecendo agora ou até aquilo que já aconteceu há algum tempo atrás e, ter imediatamente um bom sentimento como resposta a isso. Essa é a parte boa, a melhor para todas as pessoas que, são apenas meras observadoras da vida e que, já nem se lembram mais que, são exímias criadoras de sua própria e magnifica realidade, a que vivem hoje, ai e agora.
E isso pode mesmo, me levar a fazer viagens imaginarias magnificas como aconteceu hoje… Eu estava hoje de manhã, em pleno carnaval, sentado na praia de Boa Viagem, e de repente vejo uma criança linda, sentadinha e brincando na areia da praia e, do nada, imediatamente me veio na cabeça… A minha neta Bia, lá no Rio de Janeiro, há alguns anos atrás, sentada também na areia da praia, lá na Urca, do lado do Pão de Açúcar… Ela brincando com a minha gata, a minha filha Nayana e, eu mergulhando naquela agua fria de doer e, de repente, a Bia se levanta do nada e grita… Calma vô! Calma, que eu vou te salvar… Isso me fez delirar de alegria, uma felicidade sem fim invadiu minha alma, é muito bom sentir isso novamente… Realmente é muito bom sentir esse sentimento de Bem Estar novamente… Mesmo que isso não esteja ocorrendo nesse exato momento.
Do mesmo modo acontece, quando estou observando uma coisa muito ruim, mesmo que distante, como o que aconteceu recentemente com a minha cidade natal. Friburgo há pouco tempo atrás perdeu muita gente querida, foi uma das piores tragédias do meu estado. Ou até mesmo esse caso mais recente, o da boate Kiss em Santa Maria. Então, observando todas essas coisas muito sofríveis que, as mídias teimam em ser o mais desagradável o possível, as vezes até ao extremo, na buscar de especificar o máximo que podem, todo aquele sofrimento das pessoas em questão, para fazer o mundo inteiro vivenciar toda essa desgraça horrível. E imediatamente, eu aqui, no nordeste, longe de tudo isso, então passo a ter um sentimento também muito ruim, como resposta a tudo isso que eu mesmo observei, aqui e agora.
Eu posso lhe dizer que, isso sempre me parecia ser, uma coisa muito frustrante, quando essas situações quase sempre sem controle, pareciam controlar a minha própria vida de qualquer maneira. E eu sei muito bem que, é por isso que muitas e muitas pessoas continuam a viver uma vida, infeliz, sem um rumo certo, cheias de sofrimentos. Afinal; as rádios, jornais e a própria televisão, reportam e repetem insistentemente todos os dias, a toda hora, muitas dessas coisas desagradáveis. Até muito mais do que as poucas coisas boas que eles comentam para que, ninguém venha morrer de vez. A verdade é que eles só querem mesmo lhe deixar doente e assim eles faturam cada vez mais com as empresas; farmaceuticas, de seguros, hospitais e drogarias… Afinal as drogas sempre deram muito dinheiro.
Então, eu fiquei pensando e me perguntando… Como eu poderia sair desta situação, de um mero observador, a voltar a ser realmente o criador da minha própria realidade, aqui e agora? Isso sem jamais me importar com qualquer situação que esteja acontecendo no momento e até a gravidade que se apresente, nesse meu momento presente. Porque o que eu realmente quero nesses momentos ruins é, voltar a me sentir bem e, assim poder ajudar a mais gente, a sair desse sofrimento que parece nunca ter fim.
Pensei nisso por muitos dias e muitas horas, li alguns livros, e até pesquisei pela Internet e, cheguei a várias formas, para fazer esse giro, essa mudança brusca de sentimento. Mas, tinha de ser uma coisa bem pratica e até mesmo muito fácil, para que fosse possível para qualquer pessoa, fazer isso numa hora dessas. E a minha favorita, aquela que funcionou muito mais rápido do que todas, foi eu imediatamente passar apreciar… Isso mesmo, apreciar as coisas que me façam imediatamente viajar mentalmente, aqui e agora. Isso mesmo… Apreciação é tudo de bom. Isso faz eu voltar a me sentir bem, agora!
Então, ao me encontrar com algo que não me faz sentir bem, eu imediatamente me concentro em alguma coisa ou em alguém, e tento encontrar por todos os meios, de todas as formas, pensamentos sobre esta coisa ou pessoa que faça imediatamente eu me sentir bem, muito bem mesmo, aqui e agora, nesse exato momento. Então, eu aprecio mesmo, fico ali valorizando o máximo que posso, agradeço o quanto eu puder agradecer. E eu posso afirmar que, ainda não encontrei uma forma melhor, de eu mesmo voltar a me sentir Bem, de entrar novamente no fluxo ininterrupto e natural do Bem Estar, aqui e agora.