Porque você largou o Budismo?
Muita gente me faz essa mesma pergunta até hoje.
Eu queria encontrar a minha própria filosofia de vida, e que fosse bem mais fácil, para então eu poder através do meu simples exemplo, poder fazer mais e mais pessoas desejarem também ser realmente livres, felizes e prósperas de verdade em todos os sentidos.
E o que eu senti ao rever anos e anos de Budismo é que a organização BSGI estava crescendo, mas, as pessoas estavam na mesma vivencia de desejar e não realizar a sua tão desejada revolução humana, que era o seu objetivo original.
Tenho amigos que tem um conhecimento enorme sobre as escrituras budistas, mas, sua vida é a mesma que eu conheci há trinta anos atrás, ele tem um cargo importante na organização, mas, moram nas suas casas velhas, a maioria ainda alugada, continuam desejando uma casa nova, como eu sei? Eu percebia nos olhos deles quando eles se emocionavam em ver a minha casa nova e eu via nos seus olhos um pedido, um desejo, eles apreciavam, eles elogiavam tanto que até eu mesmo ficava sem graça, mas, saiam dali já pensando apenas no como, onde ou no porque que apenas eu consegui.
Eles vibravam alguns minutos o seu desejo e voltavam a apenas pensar na falta do seu desejo, em como conseguir aquilo também.
Eles continuam a fazer o seu gongyo da manhã e a noite, fazem mais uma hora de Daimoku, recitam um mantra por horas para a realização de seus objetivos, depois continuam o resto do dia se sentindo mal em não ter o que desejam.
Eles dizem que o Gohonzon verdadeiro é o que está dentro de cada ser humano, e por isso só podemos dar a ele o melhor, constroem com suas contribuições financeiras Centro Culturais maravilhosos, coisa de primeiro mundo, mas, a sua casa continua a mesma, sua vida continua na mesma, você só vê o brilho nos seus olhos ao estarem no Centro Cultural ou ao focarem num desejo realizado de uma outra pessoa.
Saem dali na mesma luta diária, e dizem que gostam de lutar, e hoje eu sei que o esforço só é preciso apenas quando estamos encontrando resistências ao que nos queremos de verdade, e isso nunca me leva a uma realização.